Manual de Internação Hospital Pio XII

 

O que é necessário trazer para o Hospital?

O paciente deve trazer artigos de higiene pessoal: sabonete, escova de dente, creme dental, shampoo, condicionador, lâmina de barbear, desodorante, chinelo, roupas íntimas e pijama/camisola. Para maior segurança é importante que as roupas e toalhas sejam trocadas diariamente. Quando o paciente estiver internado na UTI será necessário trazer apenas os produtos de higiene pessoal e chinelo.

O Hospital não se responsabiliza por quaisquer objetos e/ou valores em poder dos pacientes internados ou acompanhantes, por isso orientamos sobre a importância de cuidar e/ou não deixar objetos nos quartos.

 

Em virtude da SEGURANÇA DO PACIENTE, não é permitido :

Trazer ventilador (apenas com autorização do supervisor do setor onde o paciente está internado); Utilizar os objetos do paciente como copos e talheres; Ÿ Utilizar o banheiro do quarto. Os banheiros destinados aos acompanhantes e visitantes estão localizados nas Recepções; Sentar ou deitar na cama do paciente; flores e/ou plantas; Entrar em outros quartos e cuidar de outros pacientes, evitando assim, o agravamento do estado de saúde de seu familiar pelo transporte de bactérias; Na UTI é proibido o uso de aparelhos celulares.

 

Metas de Segurança do Paciente

O Hospital Pio XII adota as 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O paciente, familiar, acompanhante ou visitante são nossos aliados para a garantia da assistência segura.

01 - Identificar corretamente o paciente.
02 - Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde.
03 - Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos.
04 - Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos.
05 - Higienizar as mãos para evitar infecções
06 - Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.
 

Acompanhantes e Visitantes:

É permitida a entrada de visitantes a partir de 12 anos de idade; Ÿ Para realizar visitas e troca de acompanhante identifique-se na Recepção de Visitas,

informando o nome completo do paciente e data de nascimento. É necessária apresentação do RG ou documento com foto para cadastro. A equipe de segurança do

Hospital entregará um crachá de identificação, que deverá ser devolvido na recepção no momento da saída;

Visando oferecer e resguardar o adequado atendimento em nossas dependências, solicitamos que as visitas sejam realizadas com trajes apropriados ao ambiente hospitalar, evitando-se o uso de chinelos, roupas curtas, cavadas, justas e/ou transparentes, zelando-se sempre pelo respeito ao próximo e a toda coletividade;

Caso esteja com diarréia, vômitos, sintomas de gripe ou resfriado evite visitar o paciente;

Procure-se manter calmo evitando descontroles emocionais na presença do paciente e evite assuntos desagradáveis que possam estressa-lo;

É importante que a família converse com o paciente e proporcione segurança e conforto para que este se sinta acolhido.

 

Horário

Acompanhantes

Visitantes

Apartamentos Das 09h ás 20h1 Acompanhante Revezamento de 2 em 2
Enfermaria Das 14h ás 20h 1 Acompanhante* Revezamento de 1 em 1
Transplante de medula Ossea Das 14h ás 20h Nenhum 1 visita sem revezamento
Pacientes em isolamento: Seguir o horário da Unidade de internação, sendo permitido no máximo 02 visitantes por dia.
* Para pacientes com idade inferior a 18 anos ou superior a 60 anos.
UTI - Unidade de Terapia
Intensiva I
Leito 01 à 07
Seg. a Sex.: das 12h às 12h30 e das 20h às 20h30; Sáb., Dom. e feriados, das 14h às 14h30 e das 20h às 20h30. Nenhum 2 visitas sem revezamento
TI - Unidade de Terapia
Intensiva I
Leito 08 à 16
Seg. a Sex.: das 08h às 08h30 e das 20h às 20h30; Sáb., Dom. e feriados, das 14h às 14h30 e das 20h às 20h30. Nenhum 2 visitas sem revezamento
UT - Unidade de Tratamento II
Todos os dias das 11h às 11h30 e das 20h às 20h30 Nenhum 2 visitas sem revezamento
 

Boletim Médico (Unidade de Terapia Intensiva):

O médico plantonista da UTI prestará informações aos familiares no primeiro horário de visita.

 

Direito a Acompanhantes | Horários de troca:

Todo paciente com até 18 anos ou mais de 60 anos de idade, tem direito a um acompanhante 24 horas por dia.

Não é permitido acompanhante menor de 18 anos de idade;

Para melhor atendê-los sugerimos que o horário de troca de acompanhante aconteça às 08h, 14h e 20 horas;

Comunique sempre sua saída à enfermagem ao se ausentar do quarto.

 

Atendimento da enfermagem:

Para acionar a enfermagem, há uma campainha que fica disponível beira leito. Sempre que houver questionamentos relacionados à assistência, o paciente ou acompanhante deve solicitar a presença do enfermeiro responsável pelo setor. Solicite auxílio da equipe para mobilização do paciente no leito e/ou locomoção no quarto;

 

Procedimentos no quarto:

Se a luz acima da porta do quarto estiver acesa, aguarde, pois algum procedimento está sendo realizado. Quando for realizado algum procedimento que necessite de privacidade ao paciente, será solicitado que o acompanhante ou visitante aguarde do lado de fora do quarto até que o procedimento seja finalizado.

É proibida a entrada de refeições e alimentos externos para pacientes e acompanhantes, bem como o armazenamento dos mesmos. Isto pode favorecer o aparecimento de insetos e outros vetores, além de ser fonte potencial de contaminação alimentar.

Em caso de alergias/intolerâncias e doenças como Hipertensão Arterial (HAS) e Diabetes (DM): deve ser imediatamente comunicado diretamente a equipe assistencial e equipe médica no momento da admissão.

É proibido fumar dentro das instalações dos Hospitais e nas proximidades das entradas dos edifícios conforme a Lei Federal nº.9294/96 e Municipal nº 9.120-10/80.

Filmar ou fotografar nas dependências do Hospital sem prévia autorização. Essa medida é importante para preservar a imagem e intimidade de seus familiares/pacientes

 

Alimentação:

As copeiras realizam a entrega das refeições aos pacientes conforme determinação da prescrição de dieta. Após a admissão hospitalar, por questão de segurança, a dieta será encaminhada ao paciente somente após a liberação e prescrição médica de tipo de dieta.

Para os acompanhantes as refeições são entregues conforme as regras de contrato de planos de saúde ou SUS, que são informadas pela equipe de Recepção do Pronto Atendimento.

Horários e refeições servidas pelo SND:
| 7:30h – Café da Manhã
| 10:00h – Lanche
| 12:00h – Almoço
| 15:00h – Lanche da Tarde
| 18:00h – Jantar
| 21:00h – Ceia
 

Assistência Religiosa:

Em virtude de recebermos pacientes que professam os mais diversos credos, facultamos a assistência religiosa de acordo com a solicitação do paciente ou de seus familiares; as visitas religiosas devem ocorrer preferencialmente no período da tarde. É permitido um visitante por dia com carteirinha de identificação. Contamos com uma capela no 1º andar do Hospital.

 

Alta Hospitalar:

Após a alta hospitalar o paciente deverá deixar o leito no período de até duas horas.

 

Serviço de Ouvidoria:

Temos disponível nos postos de internação a nossa Pesquisa de Satisfação. Conte-nos como foi sua experiência! Dúvidas, sugestões ou reclamações também podem ser feitas ao nosso Serviço de Ouvidoria através do e-mail: faleconosco@hpioxii.org.br. Se necessário o acompanhante, visitante ou paciente podem solicitar à equipe de enfermagem a presença do profissional da Ouvidoria no quarto.

 

Contas Hospitalares :

Mudança de Acomodação: O paciente, cujo convênio dá direito à internação em enfermaria, pode solicitar a mudança de acomodação para apartamento, desde que haja vaga disponível e mediante o pagamento do valor referente às diferenças de diárias e também de honorários médicos.

Convênios e Coberturas: A maioria dos procedimentos realizados no Hospital, necessitam de prévia autorização dos Convênios. As solicitações são analisadas pelos convênios, que autorizam ou não a realização. O Hospital Pio XII é mero intermediador neste processo.

Orientamos que verifiquem suas coberturas e abrangências contratuais junto ao seu convênio. As despesas não cobertas ou não autorizadas pelos convênios serão cobrados diretamente do paciente e/ou responsável.

Pacientes Particulares: O Hospital Pio XII conta com um Serviço Particular, cujas tabelas de preços e formas de pagamento estão à disposição para esclarecimentos.

 

Requisição de prontuário:

As cópias de prontuários só poderão ser liberadas para o paciente ou para o seu Responsável legal, que apresentar documento comprobatório de responsabilidade legal sobre o paciente (Procuração lavrada em Cartório e contendo a outorga dos poderes específicos para retirada de cópia do Prontuário, conforme resolução CFM 1931/2009).

 

Estacionamento:

O Hospital conta com estacionamento terceirizado.

 

A colaboração dos familiares será somada ao trabalho de toda a equipe. Agradecemos a compreensão.

 

Central de Atendimentos: (12) 3928-3300

Convênios
Agendamento Consultas e Exames

(12) 3928-3400
(12) 99640-1771

SUS
Agendamento Consultas e Exames

(12) 3928-3400
(12) 99762-9174


Agendamento Cirurgias

(12) 3928-3392
(12) 99672-0233


Agendamento Hemodinâmica

(12) 3928-3581
(12) 99735-1092

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