Possui em seu histórico o pioneirismo na realização de cirurgias cardíacas na região do Vale do Paraíba, iniciadas no ano de 1986. Nosso Centro Cirúrgico segue as normas de segurança cirúrgica estabelecidas em protocolo institucional.

O Hospital Pio XII conta com a atuação de uma equipe multidisciplinar integrada e altamente qualificada para oferecer tranquilidade, conforto e segurança aos pacientes antes, durante e após o procedimento cirúrgico.

Realizamos cirurgias de pequeno, médio e grande porte, de baixa à alta complexidade nas seguintes especialidades: cardiologia, oncologia (urológica, torácica, cabeça e pescoço e cirurgia geral), vascular, ortopedia, bariatria e plástica corretiva pós cirurgia bariátrica.

Orientações para o Paciente Cirúrgico

Veja as recomendações a seguir e saiba como colaborar para aumentar a segurança na realização do seu procedimento cirúrgico:

Antes da Cirurgia

Solicitamos que os pacientes e acompanhantes que cheguem no hospital no horário marcado.

É importante que os termos de consentimento para a realização da cirurgia e da anestesia estejam devidamente preenchidos e assinados.

Cirurgias que envolvam lateralidade, ou seja, órgãos duplos, como braços, pernas, rins, pulmões, entre outros, serão demarcadas pelo médico. É recomendável que o paciente se envolva neste processo, solicitando e ficando atento à demarcação de lateralidade.

Etapas que envolvem o procedimento cirúrgico

Os pacientes são submetidos à três etapas:

Anestesia – conduzida pelo médico anestesista e pela equipe de enfermagem, esta etapa é onde o paciente é monitorado para controle da frequência cardíaca, pressão arterial, oxigenação sanguínea e nível de anestesia. Depois de anestesiado, o paciente é posicionado para o procedimento e recebe as proteções necessárias, de acordo com a cirurgia a ser realizada.

Intraoperatório – etapa que envolve o início da incisão até o seu fechamento. Após o término da cirurgia, o paciente pode ser encaminhado para a Recuperação Pós Anestésica, para o quarto, ou para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em situações que o paciente necessite de cuidados especializados, após cirurgias extensas ou com pacientes muito debilitados.

Recuperação Pós Anestésica – o paciente permanece sob monitoramento até a plena recuperação da consciência e da estabilidade clínica, recebendo neste momento cuidados constantes da equipe de enfermagem e do médico anestesista.

Agendamento cirúrgico

Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira das 7h às 16h.
Médicos do corpo clínico mediante agendamento prévio – telefone +55 (12) 3928-3300.
Médicos que ainda não fazem parte do corpo clínico – telefone +55 (12) 3928-3344.

Solicitação de orçamentos para cirurgias

O Hospital Pio XII disponibiliza aos clientes particulares uma equipe qualificada para atender as solicitações de orçamentos. Os casos são analisados de forma individualizada, levando em conta o perfil do paciente, os recursos que serão utilizados para o procedimento e a complexidade da doença.

Informações
Departamento Comercial

Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira das 07h00 às 16h00.
Telefone: +55 (12) 3928-3348.