O FÓSFORO E SUA IMPORTÂNCIA

Conheça na matéria dessa semana a importância do Fósforo no organismo!

A importância do fósforo à saúde inclui a formação saudável dos ossos, a melhora na digestão, a excreção regulamentada, a formação de proteínas, o equilíbrio hormonal, a melhoria da extração de energia, a reparação celular, as reações químicas otimizadas e a utilização de nutrientes adequada.
O fósforo é um importante componente para os ossos humanos, o que significa que seria impossível para uma função normal sem uma quantidade adequada deste mineral no corpo. Na verdade, o fósforo é observado regularmente como o segundo mineral mais abundante no corpo humano, e é o segundo elemento mais importante quando se trata de manter a saúde e a integridade dos ossos, ficando atrás apenas do cálcio.
Além de fornecer força para ossos e dentes, outros benefícios do fósforo à saúde são essenciais para a realização de atividades essenciais para diferentes partes do corpo como o cérebro, rim, coração e sangue. Portanto, é uma escolha muito ruim para a sua saúde excluir o fósforo da lista de nutrientes presentes em seu prato.

Sintomas de Deficiência de Fósforo

Os sintomas de deficiência mais significativos de fósforo incluem ossos fracos e desconforto em várias articulações do corpo. O fósforo age de forma semelhante ao cálcio no fornecimento de força para os ossos, por isso uma deficiência de fósforo pode levar à fraqueza, cárie dentária, raquitismo e outros problemas ósseos relacionados.

As pessoas também podem experimentar uma perda de apetite e diminuição da resistência do corpo para realizar atividades rotineiras. Junto com todos estes sintomas de falta, uma deficiência de fósforo pode também causar dormência, ansiedade, tremores, perda de peso e crescimento atrofiado. É uma parte essencial da nossa dieta, especialmente para as crianças, quando há a ocorrência de maior crescimento e desenvolvimento, e precisa acontecer regularmente e com um pleno apoio dos nutrientes adequados.

Benefícios do Fósforo à Saúde

Os benefícios para a saúde do fósforo não são restritos a uma categoria, pois tem um número de funções críticas para outras partes do corpo também:

A formação dos ossos: O fósforo é uma parte vital do processo de crescimento, bem como a manutenção dos ossos e dentes. Ele trabalha em associação com o cálcio para criar ossos fortes, que podem suportar o desgaste normal da vida humana. Ele também ajuda a aumentar a saúde de suas gengivas e esmalte dos dentes. O elemento ainda ajuda a aliviar graves problemas como a perda óssea ou a perda de densidade mineral, também conhecida como a osteoporose. Este mineral estabelece a base de uma forte estrutura esquelética para garantir a saúde e vida funcional. Uma das recentes descobertas de fósforo ligam-no à saúde do coração, o que significa que com uma boa ingestão, você pode proteger-se melhor de uma gama de doenças cardiovasculares.

Digestão: O fósforo desempenha um papel importante na facilitação da digestão eficaz no corpo. Ele faz isso através da estimulação da digestão de riboflavina e niacina de uma forma eficiente. Estas duas vitaminas também são essenciais para a saúde humana, de modo que a sua absorção pode ser maximizada, o que é uma coisa boa. Estas duas variedades de vitamina B são responsáveis por tudo, desde a energia do metabolismo de sistemas de resposta neurológicos e emocionais. Além da absorção de outras vitaminas e minerais, o fósforo limpa diretamente até a digestão, constipação, diarreia e, geralmente, tonifica o sistema digestivo para evacuações saudáveis e regulares. Isso aumenta a saúde do sistema digestivo, bem como a dos rins, uma vez que as toxinas estão sendo eliminadas do corpo.

Fraqueza: O fósforo tem a capacidade de remover problemas menores de saúde, como fraqueza muscular, dormência, fadiga e doenças similares. Níveis normais de fósforo no corpo são uma ótima maneira de permanecer apto e ativo. Uma quantidade normal pode ser de aproximadamente 1200 mg para adultos, de acordo com especialistas e sugestões de vários profissionais de saúde. A fraqueza sexual também pode ser curada com suplementação saudável de fósforo no corpo, por isso questões como perda de libido, frigidez, impotência e motilidade do esperma podem ser impulsionadas por um suprimento adequado de fósforo em seu sistema.

Função cerebral: O fósforo é um elemento essencial encontrado em diversos alimentos, bem como no interior das células do cérebro, que é, obviamente, responsável por funções importantes. Níveis adequados de fósforo garantem uma função cerebral adequada e crescimento cognitivo e desenvolvimento. Estudos têm relacionado uma deficiência de fósforo para um aumento do risco de mau funcionamento cognitivo, e o aparecimento precoce de doenças neurológicas, tais como a doença de Alzheimer e a demência.

Repara as células: O fósforo também contribui para o processo de reparação e manutenção de várias células do corpo que sofrem de uso e desgaste diário. Ele garante que as células do corpo sejam desenvolvidas adequadamente e permaneçam ativas para uma saúde global impressionante. Esta contribuição vem principalmente sob a forma de ajudar a criar proteínas e estimular a correção hormonal para reagir de forma adequada em torno do corpo para estimular a atividade metabólica.

Balanço hormonal: O fósforo e sua importância à saúde podem ser considerados vitais para a regulação do equilíbrio dos hormônios no corpo humano. Ele garante que os hormônios, especialmente aqueles necessários para uma boa saúde reprodutiva, estejam sempre presentes em quantidades adequadas e equilibradas. O fósforo faz isso por interagir diretamente com as glândulas endócrinas do corpo e ajuda a regular a criação e liberação de hormônios. As centenas de hormônios em nosso corpo desempenham papéis extremamente importantes em todos os nossos problemas de saúde, e o fósforo é uma parte insubstituível desse sistema de controle.

 

Gostou do post? Tem alguma sugestão para a próxima matéria? Deixe seu comentário!

Fonte: <http://www.opas.org.br> Acesso em 02/05/2017 às 11:30.

Deixe uma resposta